domingo, 16 de julho de 2017

ICE CAFÉ

Durante a semana as gestoras Elisabete e Marcia estiveram com dois estudantes protagonistas Artur e Alexandre em Porto Velho para o ICE Café, juntamente com as demais escolas beneficiadas pelo Programa Escola do Novo Tempo de Educação Integral.
As Escolas do Novo Tempo são: Brasília (Porto Velho), Marechal de Farias Cordeiro (Pimenta Bueno), Alejando Yague Mayoir (Ji-Paraná), Josino Brito (Cacoal), Juscelino Kubistchek (Alta Floresta), Cândido Portinari (Rolim de Moura), Capitão Silvio de Farias (Jaru), Simon Bolivar (Guajará-Mirim) e 7 de Setembro (Espigão).

De acordo com a coordenadora pedagógica da equipe de implantação das escolas do Programa Escola do Novo Tempo, Jandernoura Araújo, o programa atende inicialmente 3,700 alunos e envolve 490 servidores entre técnicos e professores.

A cada bimestre ocorre o chamado Ciclo de Acompanhamento, com o objetivo de verificar o andamento da implantação do Modelo Pedagógico e Modelo de Gestão, é realizado com diálogos entre os estudantes, professores, apreciação dos instrumentos de acompanhamento de rotina, Plano de Ação e Quadro de Monitoramento de Resultados. Esta segunda versão foi complementada pelo ICE Café, um encontro que integra ações realizadas no primeiro ano de desenvolvimento das 10 Escolas de Ensino Médio em Tempo Integral – EMTI, por meio de metodologia específica conduzido pelo ICE. Sua metodologia permite a oferta e o compartilhamento de um café com os Gestores, Coordenadores Administrativo e Financeiro, Coordenadores Pedagógicos e Técnicos responsáveis pelo Programa nas Coordenadorias Regionais e, ao mesmo tempo, promove um processo participativo de diálogo reflexivo e intencional, além do seu alto grau de interatividade.

O evento foi dividido em duas partes, no primeiro dia, foram discutidas os gargalos que as escolas apresentam para exercer as suas respectivas funções como docentes e interação com os estudantes. A consultora pedagógica Eliziane Mercena organizou uma dinâmica de trocas de experiências, feita em grupos com o objetivo de contribuir com as diversas opiniões, e assim tirar proveito das experiências adquiridas neste primeiro semestre de implantação do programa. A consultora pedagógica também destacou sobre a importância do trabalho em equipe, já que as escolas do Novo Tempo seguem um padrão de Educação Integral.

No segundo dia, seguindo a política de formação de uma juventude criativa, participante e atuantes, os alunos através do Fórum de Protagonismo se reuniram e apresentaram seus projetos, mostrando soluções para as dificuldades apresentadas e destacando o objetivo da criação de boas práticas, enquanto os coordenadores estavam reunidos em outro ambiente debatendo os projetos feitos pelos estudantes.

Leia mais: http://www.rondonia.ro.gov.br/escolas-do-novo-tempo-de-edu…/