HABILIDADES SAEB E NIVELAMENTO


MATRIZ DE REFERÊNCIA DE LÍNGUA PORTUGUESA DO SAEB

TÓPICOS E SEUS DESCRITORES
3ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO


I. PROCEDIMENTO DE LEITURA

D1 - Localizar informações explícitas em um texto.
D3 - Inferir o sentido de uma palavra ou expressão.
D4 - Inferir uma informação implícita em um texto.
D6 - Identificar o tema de um texto.
D14 - Distinguir um fato da opinião relativa a esse fato.

II. IMPLICAÇÕES DO SUPORTE, DO GÊNERO E/OU DO ENUNCIADOR NA COMPREENSÃO DO TEXTO

D5 - Interpretar texto com auxílio de material gráfico diverso (propagandas, quadrinhos, foto etc.)
D12 - Identificar a finalidade de textos de diferentes gêneros.

III. RELAÇÃO ENTRE TEXTOS

D20 - Reconhecer diferentes formas de tratar uma informação na comparação de textos que tratam do mesmo tema, em função das condições em que ele foi produzido e daquelas em que será recebido.
D21 - Reconhecer posições distintas entre duas ou mais opiniões relativas ao mesmo fato ou ao mesmo tema.

IV. COERÊNCIA E COESÃO NO PROCESSAMENTO DO TEXTO

D2 - Estabelecer relações entre partes de um texto, identificando repetições ou substituições que contribuem para a continuidade de um texto.
D7 - Identificar a tese de um texto.
D8 - Estabelecer relação entre a tese e os argumentos oferecidos para sustentá-la.
D9 - Diferenciar as partes principais das secundárias em um texto.
D10 - Identificar o conflito gerador do enredo e os elementos que constroem a narrativa.
D11 - Estabelecer relação causa/consequência entre partes e elementos do texto.
D15 - Estabelecer relações lógico-discursivas presentes no texto, marcadas por conjunções, advérbios etc.

V. RELAÇÕES ENTRE RECURSOS EXPRESSIVOS E EFEITOS DE SENTIDO

D16 - Identificar efeitos de ironia ou humor em textos variados.
D17 - Reconhecer o efeito de sentido decorrente do uso da pontuação e de outras notações.
D18 - Reconhecer o efeito de sentido decorrente da escolha de uma determinada palavra ou expressão.
D19 - Reconhecer o efeito de sentido decorrente da exploração de recursos ortográficos e/ou morfossintáticos.

VI. VARIAÇÃO LINGUÍSTICA

D13 - Identificar as marcas linguísticas que evidenciam o locutor e o interlocutor de um texto.

MATRIZ DE REFERÊNCIA DE MATEMÁTICA DO SAEB


TEMAS E SEUS DESCRITORES

3ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO


I. ESPAÇO E FORMA

D1 - Identificar figuras semelhantes mediante o reconhecimento de relações de proporcionalidade. D2 - Reconhecer aplicações das relações métricas do triângulo retângulo em um problema que envolva figuras planas ou espaciais. D3 - Relacionar diferentes poliedros ou corpos redondos com suas planificações ou vistas. D4 - Identificar a relação entre o número de vértices, faces e/ou arestas de poliedros expressa em um problema. D5 - Resolver problemas que envolva razões trigonométricas no triângulo retângulo (seno, cosseno, tangente). D6 - Identificar a localização de pontos no plano cartesiano. D7 - Interpretar geometricamente os coeficientes da equação de uma reta. D8 - Identificar a equação de uma reta apresenta a partir de dois pontos ou de um ponto e sua inclinação. D9 - Relacionar a determinação do ponto de interseção de duas ou mais retas com a resolução de um sistema de equações com duas incógnitas. D10 - Reconhecer, dentre as equações do 2º grau com duas incógnitas, as que representam circunferências.

II. GRANDEZAS E MEDIDAS D11 - Resolver problema envolvendo o cálculo de perímetro de figuras planas. D12 - Resolver problema envolvendo o cálculo de área de figuras planas. D13 - Resolver problema envolvendo a área total e/ou volume de um sólido (prisma, pirâmide, cilindro, cone, esfera).

III. NÚMEROS E OPERAÇÕES/ ÁLGEBRA E FUNÇÕES D14 - Identificar a localização de números reais na reta numérica. D15 - Resolver problema que envolva variação proporcional, direta ou inversa, entre grandezas. D16 - Resolver problema que envolva porcentagem. D17 - Resolver problema envolvendo equação do 2º grau. D18 - Reconhecer expressão algébrica que representa uma função a partir de uma tabela. D19 - Resolver problema envolvendo uma função do 1º grau. D20 - Analisar crescimento/ decrescimento, zeros de funções reais apresentadas em gráficos. D21 - Identificar o gráfico que representa uma situação descrita em um texto. D22 - Resolver problema envolvendo P.A/ P.G dada a fórmula do termo geral. D23 - Reconhecer o gráfico de uma função polinominal de 1º grau por meio de seus coeficientes. D24 - Reconhecer a representação algébrica de uma função do 1º grau dado o seu gráfico. D25 - Resolver problemas que envolvam os pontos de máximo ou de mínimo no gráfico de uma função polinominal do 2º grau. D26 - Relacionar as raízes de um polinômio com sua decomposição em fatores do 1º grau. D27 - Identificar a representação algébrica e/ou gráfica de uma função exponencial. D28 - Identificar a representação algébrica e/ou gráfica de uma função logarítmica, reconhecendo-a como inversa da função exponencial. D29 - Resolver problema que envolva função exponencial. D30 - Identificar gráficos de funções trigonométricas (seno, coseno, tangente), reconhecendo suas propriedades. D31 - Determinar a solução de um sistema linear, associando-o a uma matriz. D32 - Resolver problemas de contagem utilizando o princípio multiplicativo ou noções de permutação simples, arranjo simples e/ou combinação simples. D33 - Calcular a probabilidade de um evento.

IV. TRATAMENTO DA INFORMAÇÃO D34 - Resolver problema envolvendo informações apresentadas em tabelas e/ou gráficos. D35 - Associar informações apresentadas em listas e/ou tabelas simples aos gráficos que as representam e vice-versa.


HABILIDADES DO NIVELAMENTO - EMTI JOSINO BRITO

LÍNGUA PORTUGUESA - NIVELAMENTO
LEITURA E INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS

1º ANO

H1 - Interpretar com base no texto.
H2 - Reconhecer a unidade temática do texto.
H3 - Identificar a finalidade de um texto e seu gênero.
H4 - Identificar os elementos constitutivos da organização interna dos gêneros escritos (literários e não literários).
H5 - Identificar o sentido de processos persuasivos utilizados em textos da ordem do argumentar.
H6 - Reconhecer no texto o valor expressivo e o efeito de sentido de recursos linguísticos.
H7 - Estabelecer relação entre termos de um texto a partir da repetição e/ou substituição de um termo que contribui para a progressão e a continuidade das ideias.
H8 - Reconhecer, distinguir fato e/de opinião.
H9 - Realizar transformações de estruturas gramaticais, observando suas consequências expressivas e de sentido.
H10 - Identificar recursos semânticos expressivos (antítese, personificação, metáfora, metonímia, onomatopeia...) em segmentos de um poema, a partir de uma dada definição.

2º ANO

H1 - Identificar a finalidade de um texto.
H2 - Identificar os elementos constitutivos da organização interna dos gêneros escritos.
H3 - Diferenciar ideias centrais das secundárias de um texto.
H4 - Localizar um argumento utilizado pelo autor para defender sua tese, em um texto da ordem do argumentar.
H5 - Identificar o sentido de operadores discursivos ou de processos persuasivos utilizados em um texto da ordem do argumentar.
H6 - Estabelecer relação entre termos de um texto a partir da repetição e/ou substituição de um termo que contribui para a progressão e a continuidade das ideias.
H7 - Reconhecer, distinguir fato e/de opinião.
H8 - Inferir a tese, o ponto de vista em um texto da ordem do argumentar, com base na argumentação.
H9 - Reconhecer a presença, em um texto, de marcas de variação linguística e de registro.
H10 - Reconhecer os recursos empregados para assinalar a transcrição da fala da personagem e/ou do entrevistado, em discurso direto, e para separar o discurso do narrador/locutor da fala dos personagens; reconhecer as marcas do discurso indireto.

3º ANO

H1 - Identificar a finalidade de um texto.
H2 - Identificar os elementos constitutivos da organização interna dos gêneros escritos.
H3 - Diferenciar ideias centrais das secundárias de um texto.
H4 - Localizar um argumento (e/ou seu exemplo) utilizado pelo autor para defender sua tese, em textos da ordem do argumentar.
H5 - Identificar o sentido de operadores discursivos ou de processos persuasivos utilizados em um texto da ordem do argumentar.
H6 - Estabelecer relação entre termos de um texto a partir da repetição e/ou substituição de um termo que contribui para a progressão e a continuidade das ideias.
H7 - Reconhecer, distinguir fato e/de opinião.
H8 - Inferir a tese, o ponto de vista em um texto da ordem do argumentar, com base na argumentação construída pelo autor.
H9 - Estabelecer relações entre imagens (fotos e ilustrações) e o texto.
H10 - Reconhecer os recursos empregados para assinalar a transcrição da fala da personagem e/ou do entrevistado, em discurso direto, e para separar o discurso do narrador/locutor da fala dos personagens; reconhecer as marcas do discurso indireto.


MATEMÁTTICA - NIVELAMENTO

1º ANO


H1 - Identificar, representar e comparar números reais. 

H2 - Resolver situações-problema que envolvem operações com números reais. 

H3 - Identificar a expressão algébrica que expressa uma regularidade observada em uma 

sequência de números ou de figuras. 

H4 - Resolver situações-problema que envolvem equação de 1o ou de 2o grau ou sistema de equações do 1o grau. 

H5 - Resolver situações-problema que envolvem transformações no plano (translação, reflexão, rotação, ampliação, redução). 

H6 - Identificar e classificar polígonos de acordo com as medidas dos lados e dos ângulos,  número de lados, eixos de simetria, paralelismo e perpendicularismo dos lados. 

H7 - Resolver situações-problema que envolvem área e perímetro de superfícies planas 

limitadas por segmentos de retas e/ou arcos de circunferência. 

H8 - Calcular volume/capacidade de alguns prismas retos e de sólidos obtidos a partir da  composição destes. 

H9 - Determinar a probabilidade de ocorrência de um evento em um espaço amostral. 

H10 - Ler e interpretar dados apresentados em tabelas e gráficos. 


2º ANO 


H1 - Resolver situações-problema que envolvem representações, operações e 

propriedades dos números reais. 

H2 - Resolver situações-problema que envolvem equações ou inequações do 1o ou do 2o 

grau ou sistema de equações do 1o grau. 

H3 - Representar algébrica e graficamente uma função de 1o ou de 2o grau. 

H4 - Resolver situações-problema que envolvem função exponencial e função logarítmica. 

H5 - Resolver situações-problema que envolvem feixe de retas paralelas cortadas por 

transversal. 

H6 - Resolver situações-problema que envolvem relações métricas e 

trigonométricas no triângulo. 

H7 - Resolver situações-problema que envolvem área e perímetro de 

superfícies planas limitadas por segmentos de retas e/ou arcos de circunferência. 

H8 - Resolver situações-problema que envolvem o cálculo do volume de poliedros e 

de corpos redondos. 

H9 - Determinar a probabilidade de ocorrência de um evento em um espaço 

amostral. 

H10 - Ler e interpretar dados apresentados em tabelas e gráficos. 


3º ANO


H1 - Resolver situações-problema que envolvem representações, operações e propriedades 

dos números reais.

H2 - Resolver situações-problema que envolvem progressões aritméticas e progressões geométricas. 

H3 - Resolver situações-problema que envolvem sistemas lineares, associando-os a uma 

matriz. 

H4 - Identificar características dos poliedros e dos corpos redondos. 

H5 - Resolver situações-problema que envolvem relações métricas e trigonométricas no triângulo  retângulo e no círculo. 

H6 - Resolver situações-problema que envolvem área e perímetro de superfícies planas 

limitadas por segmentos de retas e/ou arcos de circunferência.

H7 - Calcular área da superfície e volume/capacidade dos sólidos. 

H8 - Calcular e interpretar medidas de tendência central (média, moda, mediana). 

H9 - Resolver situações-problema que envolvem contagem (arranjo, permutação, 

combinação) e cálculo de probabilidade.

H10 - Ler e interpretar dados apresentados em tabelas e gráficos.