Escola do Novo Tempo Josino Brito
apresenta I Amostra do Conhecimento Interdisciplinar
No dia 30 de junho
de 2017, sexta-feira, no período diurno, aconteceu, na Escola do Novo Tempo
Josino Brito(Cacoal), a I Amostra do Conhecimento Interdisciplinar.
O projeto,
idealizado e coordenado pelo professor Adilson Rosa Teixeira, foi realizado de
forma interdisciplinar, sob a regência dos docentes Adilson Rosa Teixeira e
Elisando Félix de Lima, Língua Portuguesa; Leonice Bazzi do Nascimento, História
e Simone Hotts Costa da Silva, Arte, em parceria com o IFRO/Campus Cacoal e o
Grupo PDA, tendo, nesta atividade, o professor pós-doutor Sérgio Nunes de Jesus
como coorientador.
A
atividade foi aberta à comunidade e recebeu visitação de públicos distintos,
entre eles,egressos da própria instituição. Nessa ação foram abordadas as
seguintes temáticas: Língua Portuguesa (Variação Linguística; Versificação;
Trovadorismo; Romantismo; Realismo/Naturalismo e Pré-modernismo). Em Arte (Arte
indígena; Arte regional; Arte gótica; A poesia nacionalista; A pintura
romântica; O Romantismo na música; Modernismo Naturalismo em arte: A Escola
Barbizon; Charles Daubigny; Théodore Rousseau; Gustave Courbet; A pintura e a
música no Pré-Modernismo) e em História (Feudalismo; Escravidão negra e
indígena; Tráfico negreiro, Abolicionismo; Valorização da mulher, do negro e do
indígena na sociedade brasileira).
Para atingir o
objetivo almejado, os alunos confeccionaram banners, 2300 folders, ambos de
acordo com as normas de metodologia científica e criaram uma atmosfera
fidedigna em 15 salas de aula, as quais foram tematizadas consoante ao período
literário, ou obra literária estudada, bem como a caracterização de cada aluno,
alémde apresentações em pontos estratégicos no auditório e saguão da escola. Como
produto final será produzido um documentário da atividade.
Questionado acerca
da relevância desse trabalho, Bruno Mateus Gonçalves de Medeiros, aluno do 3º
ano, afirmou: “È de extrema importância para a formação acadêmica dos alunos,
pois são estas atividades que fazem com que os alunos se isentem do conformismo
e adiram a uma nova visão do mundo, quando descobrem que atividades acadêmicas
estão vinculadas a interações entre alunos e sociedade, preparando-os para o
mundo universitário, sem mencionar a adimplência da escola para a Constituição.”
Para Marcos
Stainlon Correia Alencar, egresso da Escola e cursando do 2º período de
Letras-Unesc, “Trata-se de um evento de suma importância para o desenvolvimento
dos alunos. Seja na oratória, ou no desenvolvimento dos conteúdos. O evento dá
para o aluno a oportunidade de entender como a vida acadêmica é, equais as
exigências de um trabalho científico. Dessa forma, ajuda o aluno a escolher
qual ramo seguir.”
Na opinião de Welbe Ragel Cavalcante, professor de matemática e coordenador de área de ciências da natureza e matemática, “A fidelidade no transpor os conhecimentos prévios de sala de aula e o aprofundamento no estudo das obras ficam evidente ao assistirmos apresentações estonteantes, feitas por alunos que, ainda no ensino médio, têm postura de graduandos de longa data, com alto gabarito.”
Inquirido sobre a
Amostra, o professor Sérgio Nunes de Jesus (Canibal) ponderou: “AI Amostra do
Conhecimento Interdisciplinar foi um divisor de águas no contexto da educação
básica em Cacoal, essa, com parceria do Campus Cacoal-IFRO e o Grupo PDA. Isso
demonstra abertura não só para o ensino-pesquisa-extensão ao aprendizado
humanizado dos alunos. Ficará na história!”
Hodiernamente os
educandos da Escola em Tempo Integral têm despontado no
protagonismo acadêmico, colocando em evidência o trinômio
ensino-pesquisa-extensão, que, indubitavelmente, contribui para uma formação
autônoma e autodidata. Em consonância a isso, ratifica-se a fala do grande
educador Paulo Freire ao reiterar “... numa escola assim vai ser fácil estudar,
trabalhar, crescer, educar-se, ser feliz”, finaliza professor Adilson.
Fonte: Professor Adilson Rosa Teixeira
E ARQUIVOS DA ESCOLA.