sábado, 22 de julho de 2017

Professora Jeane da Silva Maia da E.M.T.I. Josino Brito, participa do "XVI Seminário: Repensando as Práticas de Ensino dos Cursos de Letras, Interculturalidade e Ensino de Línguas"

            Professora  Especialista em Linguística Aplicada ao Ensino da Língua Portuguesa Jeane da Silva Maia,  leciona Língua Espanhola na E.M.T.I. Josino Brito(Cacoal),  participou do "XVI Seminário:  Repensando as Práticas de Ensino dos Cursos de Letras, Interculturalidade e Ensino de Línguas" realizado de 11 a 14 de julho de 2017 no Campus UNIR Porto Velho - Auditório Paulo Freire.
        Devido a prática sobre Cultura dos países hispano falantes em sua disciplina de Eletiva, a Professora  Jeane da Silva Maia foi convidada por sua ex-professora Msc. efetiva do Departamento de Línguas Estrangeiras da UNIR, atua no Curso de  Letras Espanhol nas áreas de linguística aplicada e demais ações de iniciação à docência: Luciana Pitwak para participar do Evento sobre Interculturalidade em sala de aula e compor uma mesa-redonda para debater o assunto em questão. A participação da professora se deu no dia 12/07/17 às 17h no auditório Paulo Freire, Campus UNIR Porto Velho. Na oportunidade a professora falou sobre o que é a disciplina Eletiva, visto que é um diferencial das Escolas em Tempo Integral e mostrou por slides como se dá a Prática em sua Eletiva que se entitula "La Diversidad Cultural de los Países Hispanohablantes!" 
         Para encerrar, sortearam  para os acadêmicos algumas coleções de livros em parceria com a Professora Mestranda Layde Nascimento, que atua como professora de Espanhol na Escola JBC em Porto Velho .









domingo, 16 de julho de 2017

E.M.T.I JOSINO BRITO DESTAQUE EM BOAS PRÁTICAS

O ICE CAFÉ foi encerrado nessa quinta-feira (13), com a presença do secretário de Estado da Educação, Waldo Alves, gestores, coordenadores pedagógicos e dos alunos tiveram a oportunidade de apresentar os projetos desenvolvidos, mostrando o resultado de todo trabalho em equipe, e que servirá como exemplo para todos, ajudando na evolução das Escolas Integrais.

As escolas que, durante o ice café, compartilharam as boas práticas pedagógicas e de gestão consideradas as melhores pelos participantes do evento receberam um certificado do secretário Waldo por se destacarem nas boas práticas, sendo as escolas vencedoras com a prática pedagógica: E.M.T.I Josino Brito de Cacoal e prática de gestão: E.M.T.I. 7 de Setembro de Espigão D`Oeste. 

A especialista em Gestão da Seduc, Elisangela Araújo, ressaltou que ao retornarem para as escolas as ações de mudanças já inicial, e que assim os resultados do I Ciclo de Acompanhamento já foram colhidas com eficiência pelas escolas. “Cada Ciclo é realizado com diferentes objetivos, as escolas se organizam para atender a metodologia e as orientações da Secretaria Estadual de Educação, assim podemos destacar no II Ciclo as Escola Josino Brito de Cacoal e Simon Bolivar de Guajará Mirim, estão entre as que atenderam as orientações dos relatórios apresentados no I Ciclo de Acompanhamento Formativo, com isso alcançaram ótimos resultados”, avaliou.

A equipe gestora/pedagógica parabeniza o Professor  Coordenador de Área Elisandro Felix, autor da boa prática pedagógica vencedora e  todos os demais  professores/servidores pela dedicação a E.M.T.I. Josino Brito em prol de uma Educação Pública de Qualidade!


  



 







ICE CAFÉ

Durante a semana as gestoras Elisabete e Marcia estiveram com dois estudantes protagonistas Artur e Alexandre em Porto Velho para o ICE Café, juntamente com as demais escolas beneficiadas pelo Programa Escola do Novo Tempo de Educação Integral.
As Escolas do Novo Tempo são: Brasília (Porto Velho), Marechal de Farias Cordeiro (Pimenta Bueno), Alejando Yague Mayoir (Ji-Paraná), Josino Brito (Cacoal), Juscelino Kubistchek (Alta Floresta), Cândido Portinari (Rolim de Moura), Capitão Silvio de Farias (Jaru), Simon Bolivar (Guajará-Mirim) e 7 de Setembro (Espigão).

De acordo com a coordenadora pedagógica da equipe de implantação das escolas do Programa Escola do Novo Tempo, Jandernoura Araújo, o programa atende inicialmente 3,700 alunos e envolve 490 servidores entre técnicos e professores.

A cada bimestre ocorre o chamado Ciclo de Acompanhamento, com o objetivo de verificar o andamento da implantação do Modelo Pedagógico e Modelo de Gestão, é realizado com diálogos entre os estudantes, professores, apreciação dos instrumentos de acompanhamento de rotina, Plano de Ação e Quadro de Monitoramento de Resultados. Esta segunda versão foi complementada pelo ICE Café, um encontro que integra ações realizadas no primeiro ano de desenvolvimento das 10 Escolas de Ensino Médio em Tempo Integral – EMTI, por meio de metodologia específica conduzido pelo ICE. Sua metodologia permite a oferta e o compartilhamento de um café com os Gestores, Coordenadores Administrativo e Financeiro, Coordenadores Pedagógicos e Técnicos responsáveis pelo Programa nas Coordenadorias Regionais e, ao mesmo tempo, promove um processo participativo de diálogo reflexivo e intencional, além do seu alto grau de interatividade.

O evento foi dividido em duas partes, no primeiro dia, foram discutidas os gargalos que as escolas apresentam para exercer as suas respectivas funções como docentes e interação com os estudantes. A consultora pedagógica Eliziane Mercena organizou uma dinâmica de trocas de experiências, feita em grupos com o objetivo de contribuir com as diversas opiniões, e assim tirar proveito das experiências adquiridas neste primeiro semestre de implantação do programa. A consultora pedagógica também destacou sobre a importância do trabalho em equipe, já que as escolas do Novo Tempo seguem um padrão de Educação Integral.

No segundo dia, seguindo a política de formação de uma juventude criativa, participante e atuantes, os alunos através do Fórum de Protagonismo se reuniram e apresentaram seus projetos, mostrando soluções para as dificuldades apresentadas e destacando o objetivo da criação de boas práticas, enquanto os coordenadores estavam reunidos em outro ambiente debatendo os projetos feitos pelos estudantes.

Leia mais: http://www.rondonia.ro.gov.br/escolas-do-novo-tempo-de-edu…/