sexta-feira, 28 de abril de 2023

RESENHA DO LIVRO DE REDAÇÃO REVISA "TRILHANDO RUMO AO ENEM"

Por Heloisa Nascimento de Souza, 3º ano A, Ensino Médio, EMTI Josino Brito



O livro de redação "Trilhando rumo ao ENEM (Agora Vai)", produzido pelos autores Ivo Filho e Jéssica Tayrine, publicado pela editora MVC, no ano de 2020, 166 páginas, tem como objetivo oferecer aos estudantes do ensino médio dicas importantes para uma boa produção de texto dissertativo argumentativo. 

O material abrange, de maneira eficaz, aspectos essenciais para a produção de redação dentro das normas do ENEM, tais quais a estrutura, acentuação, pontuação e repertório cultural. O livro está dividido em quatro partes, sendo a primeira focada no método de correção e na estrutura do texto. Para melhor entendimento do estudante, o livro passa por cada competência avaliada no ENEM, com ótimas explicações sobre o que elas são, como funcionam e como trabalhar de forma correta com cada uma delas, fazendo o mesmo com a estruturação do texto, onde é explicado parte a parte a introdução, o desenvolvimento e a conclusão, utilizando como exemplo redações nota 1000 do Exame Nacional do Ensino Médio, sendo uma perfeita fonte de estudos por meio da comparação para os estudantes. 

Seguindo para a segunda parte do livro, nomeado de aspectos linguísticos, é abordada a acentuação gráfica, ortografia, pontuação, coesão, entre outras regras gramaticais que auxiliam quem estuda a escrever um texto dentro da norma culta. Um ponto positivo desse material é a possibilidade de fazer a correção das atividades nele contidas por meio do QR Code presente nas páginas de lições, sendo uma boa maneira do estudante se autoavaliar. 

Nas últimas partes do livro são trabalhados o repertório sociocultural como estratégia argumentativa e a prática da escrita de redação. Na terceira parte temos algumas indicações de filmes, séries, músicas, livros e poemas que podem ser citados em redações do ENEM dependendo do tema, com sua sinopse ou breve descrição, como um tipo de atalho para que o estudante consiga filtrar as obras que irá consumir, assim poupando tempo. Ainda nesse capítulo, nos é mostrado exemplos do uso do repertório sociocultural numa redação. Já a quarta e última parte do livro é reservada para que o estudante coloque em prática tudo o que aprendeu nos capítulos anteriores através da produção de textos dissertativos argumentativos. As folhas desse capítulo são destacáveis e contêm nos versos espaço reservado para informações como, por exemplo, a nota que se conseguiu com aquela redação, que serão úteis para os estudantes na hora de medir seu progresso. 

O livro é um excelente material auxiliar para qualquer pessoa que queira aprender redação, desde quem está começando do zero até a quem já sabe um pouco sobre esse tipo de texto. Infelizmente, não são todas as escolas brasileiras que têm acesso a esse material, mas ele pode ser considerado um item obrigatório para qualquer estudante do ensino médio.