quinta-feira, 2 de dezembro de 2021

Projeto Africanidade!

Parabéns   aos estudantes e aos professores da área de humanas    que coordenaram o  projeto Africanidade,  foi um sucesso.  

O Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra, celebrado em 20 de novembro, foi instituído oficialmente pela Lei nº 12.519, de 10 de novembro de 2011.

A escolha do 20 de novembro aconteceu no contexto de declínio da Ditadura Militar (final da década de 1970 em diante) e de redemocratização do país. O enfraquecimento da ditadura deu força aos movimentos de oposição e aos movimentos sociais, como o movimento negro.

O Dia da Consciência Negra ganhou visibilidade pela primeira vez em 1971, quando o grupo pioneiro realizou um ato evocativo à resistência negra na noite do dia 20 de novembro no clube Marcílio Dias, em Porto Alegre. O evento valorizava "o herói Zumbi dos Palmares".

O Dia da Consciência Negra é considerado importante no reconhecimento dos descendentes africanos e na construção da sociedade brasileira. “Marcar essa data é uma forma muito eficaz de valorização da presença da África que vive em nós”, afirma o professor Dionísio Poey, coordenador da Casa de Estudos Brasil-África, da Universidade Federal do Pará (UFPA).