sexta-feira, 19 de maio de 2017

O aprendizado é o principal alvo da escola e a avaliação está a serviço da aprendizagem

             Para atender as demandas educacionais do Século XXI, a Escola da Escolha busca responder às mudanças sociais, inserindo inovações em conteúdo, mé- todo e gestão.
     Nessa perspectiva, o Modelo se fundamenta em conceitos e princípios alinhados ao desenvolvimento das competências pessoais, sociais e produtivas dos estudantes, utilizando métodos e conteúdos selecionados mediante as necessidades de cada um e de estratégias que assegurem o aprendizado nas várias dimensões da formação humana, não apenas no âmbito cognitivo.
          A avaliação é um processo que não se dá nem se dará num vazio conceitual, mas dimensionada por um modelo teó- rico de mundo e, consequentemente, Instrumentos e rotinas de educação, que possa ser traduzido em prática pedagógica. 
       Nesse sentido, no Modelo Escola da Escolha, a avaliação é prática processual, que se põe a serviço da aprendizagem dos estudantes a partir da identificação dos seus avanços e retenções. Deve estar comprometida com o processo de formação nas várias dimensões humanas, assegurando que o estudante compreenda o mundo em que vive para usufruir dele e esteja preparado para nele atuar. 
      Conduzida pelo professor, a prática avaliativa deve ter um olhar ampliado e concreto sobre o processo de aquisição das aprendizagens. Não apenas sobre o que foi adquirido, mas sobre o que os estudantes serão capazes de aprender.

O professor: • usa as informações para reorganizar o trabalho pedagógico e, a partir disso, atua no coletivo ou individualmente junto àqueles que necessitam; • reconhece a relação direta entre o desenvolvimento da aprendizagem do estudante e a sua própria prática; • usa as informações do processo para o seu próprio desenvolvimento.

O que considera a avaliação: • o progresso individual que tem como referência a posição na qual o estudante se encontra em seu processo de aprendizagem, em termos de conteúdos, competências e habilidades; • o esforço do estudante na condução de seu desenvolvimento e outros aspectos não especificados no currículo; • os vários momentos e situações em que certas capacidades e ideias são usadas e que poderiam ser classificadas como “erros”, mas que fornecem informações diagnósticas; • todas as dimensões da aprendizagem: cognitiva, afetiva, psicomotora, social.

O estudante: • é o principal usuário das informações fornecidas pela avaliação para a melhoria da aprendizagem; • exerce papel central, devendo atuar ativamente em sua própria aprendizagem;• progride quando compreende suas potencialidades e fragilidades e sabe como se relacionar com elas.